No âmbito da 6ª edição da Semana da Leitura 2012, a decorrer de 5 a 9 de março, o Plano Nacional de Leitura propõe uma abordagem de questões transversais que ajudem a interiorizar os princípios da cooperação/solidariedade.
Assim, a equipa das Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo propõe a temática "Cooperação entre Gerações". Esta proposta vai no sentido de se desenvolverem atividades em articulação com a família, traduzindo a troca de saberes entre gerações.
Enquanto aguardamos a reportagem fotográfica dos vários dias de comemoração da Semana da Leitura em diferentes estabelecimentos,fica o convite para verem o vídeo que se segue.
Este blogue constitui um espaço de partilha e de divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) nos estabelecimentos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém.
segunda-feira, 5 de março de 2012
quinta-feira, 1 de março de 2012
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
A girafa que comia estrelas
Ao longo do 2º período do ano letivo
2011-2012, os alunos da Turma 3 do 2º ano da EB1/JI de São Domingos
foram à Biblioteca Escolar (BE) ouvir a história A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa e ilustrada por Henrique Cayatte.
Durante as várias sessões, os alunos ouviram a história, pesquisaram sobre o autor, na Internet, pesquisaram sobre os animais em livros da BE, jogaram jogos digitais sobre animais, preencheram fichas de leitura, construíram um dossier coletivo sobre animais e criaram uma nova capa para o livro.
Também foram ao ginásio onde realizaram estafetas e tiveram de pôr à prova a sua destreza física e os conhecimentos sobre o livro.
Durante as várias sessões, os alunos ouviram a história, pesquisaram sobre o autor, na Internet, pesquisaram sobre os animais em livros da BE, jogaram jogos digitais sobre animais, preencheram fichas de leitura, construíram um dossier coletivo sobre animais e criaram uma nova capa para o livro.
Também foram ao ginásio onde realizaram estafetas e tiveram de pôr à prova a sua destreza física e os conhecimentos sobre o livro.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Reduzir, Reutilizar, Reciclar
Na BE da EB1/JI de São Domingos, os alunos da Professora Ludovina, no Apoio ao Estudo, estão a desenvolver o Projeto Reduzir, Reutilizar, Reciclar:
- Pesquisando na Internet.
- Construindo um PowerPoint com as pesquisas feitas.
- Construindo objetos a partir da reutilização de materiais.
- Pesquisando na Internet.
- Construindo um PowerPoint com as pesquisas feitas.
- Construindo objetos a partir da reutilização de materiais.
Dia dos Namorados -14 de fevereiro
Na Biblioteca Escolar da Escola EB1/JI de Vale de Santarém 1, os alunos dos 1º e 2º anos ouviram a história O Sapo Apaixonado de Max Velthuijs.
No final realizaram um marcador para o livro.
Na Biblioteca Escolar da Escola EB1/JI de Vale de Santarém 1, os alunos dos 3º e 4º anos ouviram a história O que é o amor, texto de Davide Cale e ilustrações de Anna Laura Cantone.
Conversou-se sobre o amor...
Vão perguntar aos adultos "O que é o amor?" e, posteriormente, vamos construir um livro com as respostas.
Também começámos a construir um mobile com corações.
Na Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos, os alunos da professora Ludovina no Apoio ao Estudo também começaram a fazer um mobile com corações.
O material utilizado foi: cartão das embalagens de leite, papel de seda e cola branca.
Na Biblioteca Escolar da Escola EB1/JI de Vale de Santarém 1, os alunos dos 3º e 4º anos ouviram a história O que é o amor, texto de Davide Cale e ilustrações de Anna Laura Cantone.
Conversou-se sobre o amor...
Vão perguntar aos adultos "O que é o amor?" e, posteriormente, vamos construir um livro com as respostas.
Também começámos a construir um mobile com corações.
Na Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos, os alunos da professora Ludovina no Apoio ao Estudo também começaram a fazer um mobile com corações.
O material utilizado foi: cartão das embalagens de leite, papel de seda e cola branca.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
O autor do mês - fevereiro e março
Alice
Vieira nasceu em Lisboa em 1943.
É licenciada em
Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em 1958 iniciou a sua
colaboração no Suplemento Juvenil do Diário
de Lisboa.
A partir de 1969
dedicou-se ao jornalismo profissional.
Desde
1979 tem vindo a publicar regularmente livros, tendo atualmente editados na
Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
Escritora
de imenso talento, Alice Vieira oferece aos jovens leitores a descoberta de
contos tradicionais, reescritos com imaginação e linguagem sedutoras, bem como
a recuperação das rimas infantis preservadas pela cultura popular.
Recebeu,
em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com o
livro Rosa, Minha Irmã Rosa. Em 2006
sai a 19ª edição deste livro ilustrado por Henrique Cayatte.
Informações disponíveis em http://alicevieira.net/biografia/biografia.htm consultado em fevereiro de 2012.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
7 de fevereiro - Comemoração da Internet Segura no JI da Quinta da Anacoreta
Conversámos sobre os perigos da Internet e sobre os cuidados a ter para nos protegermos.
Foi com muito entusiasmo que as crianças se divertiram a jogar no SeguraNet.
Também houve tempo para os alunos mostrarem os seus dotes artísticos e representarem as experiências vividas ao longo da manhã.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
7 de fevereiro - Dia da Internet Segura
No dia 7 de fevereiro
de 2012 comemora-se o Dia da Internet
Segura.
Entre as várias páginas deste blogue está uma com jogos, onde encontrarão alguns sobre a segurança na Internet. Além dos jogos, a SeguraNet partilha muitas outras informações importantes sobre esta temática.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Construção de peças decorativas de Natal
No dia 15 de dezembro foi o dia para os alunos, que quiseram passar pela Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos, realizarem peças decorativas de Natal.
Recuperando "lixo" fez-se o presépio, os bonecos de neve, os cristais de gelo e as bolas para a nossa Árvore de Natal.
Recuperando "lixo" fez-se o presépio, os bonecos de neve, os cristais de gelo e as bolas para a nossa Árvore de Natal.
Construção de um Postal de Natal
A construção de um Postal de Natal foi a tarefa agendada, pela Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos, para o dia 14 de dezembro, para os alunos desta escola.
Ao fim da manhã o postal estava pronto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







