quinta-feira, 22 de março de 2012

Semana da Leitura - EB1/JI Vale de Santarém

O dia 13 de março foi o escolhido para relembrar a época dos avós: as suas histórias, as suas brincadeiras e os seus doces.

 






Semana da Leitura - JI da Quinta da Anacoreta

O dia 8 de março, quarta-feira, foi o dia escolhido para o desenvolvimento de atividades no âmbito da temática "Cooperação entre Gerações", integrado na Semana da Leitura.
Assim ao longo da manhã foram vários os momentos de partilha com avós:  Histórias, Brinquedos e Doces.




Não faltou, também, o Momento do Chá para os avós.
Enquanto bebiam o seu chá, puderam recordar, pelo visionamento de um PowerPoint, os seus tempos de escola: mobiliário, livros e materiais.
Ainda durante o Chá, foi distribuído um Certificado aos avós, uma forma de presentear a sua amável colaboração.





À tarde, a Hora do Conto foi dinamizada pelos alunos da Turma 3 do 2º ano do Prof. Montez da EB1/JI de São Domingos, que se deslocaram a este Jardim. 
                                 
                       

Contaram a história O Cuquedo e encantaram os seus ouvintes.


domingo, 18 de março de 2012

Semana da Leitura - EB1/JI de São Domingos

O dia 7 de março, quarta-feira, foi o dia escolhido para o desenvolvimento de atividades no âmbito da temática "Cooperação entre Gerações", integrado na Semana da Leitura.

Assim, o dia começou com o Momento "Aqui há leitores", seguido de um outro de "Intercâmbio de leituras entre turmas". 


 
Seguiu-se a Hora do Conto dinamizada por algumas mães...


e Ateliers dinamizados por pais, avó e assistente operacional.


 

domingo, 11 de março de 2012

Semana da Leitura - Fontaínhas

Na passada segunda-feira, dia 5 de março, deu-se início às comemorações da Semana da Leitura.
Na EB1/JI das Fontaínhas foram dinamizados, pelos familiares dos alunos, três Espaços:
- Histórias dos Avós
 















- Brinquedos dos Avós





- Doces das Avós




Os alunos circularam pelos três Espaços e partilharam as recordações e vivências dos mais idosos.
 
À tarde foram construídos marcadores para os livros .
Por fim, o lanche foi com os doces feitos durante a manhã...Hum...estavam deliciosos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Semana da Leitura

No âmbito da 6ª edição da Semana da Leitura 2012, a decorrer de 5 a 9 de março, o Plano Nacional de Leitura propõe uma abordagem de questões transversais que ajudem a interiorizar os princípios da cooperação/solidariedade.
Assim, a equipa das Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo propõe a temática "Cooperação entre Gerações". Esta proposta vai no sentido de se desenvolverem atividades em articulação com a família, traduzindo a troca de saberes entre gerações.
Enquanto aguardamos a reportagem fotográfica dos vários dias de comemoração da Semana da Leitura em diferentes estabelecimentos,fica o convite para verem o vídeo que se segue.

quinta-feira, 1 de março de 2012

De 5 a 9 de setembro comemora-se a Semana da Leitura pelo que a Equipa da BE convida-vos a ver o vídeo feito a partir do livro de José Saramago A Maior Flor do Mundo.
Se quiserem também podem ler o livro que está à vossa disposição na Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A girafa que comia estrelas

Ao longo do 2º período do ano letivo 2011-2012, os alunos da Turma 3 do 2º ano da EB1/JI de São Domingos foram à Biblioteca Escolar (BE) ouvir a história A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa e ilustrada por Henrique Cayatte.
Durante as várias sessões, os alunos ouviram a história, pesquisaram sobre o autor, na Internet, pesquisaram sobre os animais em livros da BE, jogaram jogos digitais sobre animais, preencheram fichas de leitura, construíram um dossier coletivo sobre animais e criaram uma nova capa para o livro.
Também foram ao ginásio onde realizaram estafetas e tiveram de pôr à prova a sua  destreza física e os conhecimentos sobre o livro.




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Na BE da EB1/JI de São Domingos, os alunos da Professora Ludovina, no Apoio ao Estudo, estão a desenvolver o Projeto Reduzir, Reutilizar, Reciclar:
- Pesquisando na Internet.

- Construindo um PowerPoint com as pesquisas feitas.

- Construindo objetos a partir da reutilização de materiais.

Dia dos Namorados -14 de fevereiro

Na Biblioteca Escolar da Escola EB1/JI de Vale de Santarém 1, os alunos dos 1º e 2º anos  ouviram a história O Sapo Apaixonado de Max Velthuijs.










No final realizaram um marcador para o livro.

















Na Biblioteca Escolar  da Escola EB1/JI de Vale de Santarém 1, os alunos dos 3º e 4º anos ouviram a história O que é o amor, texto de Davide Cale e ilustrações de Anna Laura Cantone.
Conversou-se sobre o amor...
Vão perguntar aos adultos "O que é o amor?" e, posteriormente, vamos construir um livro com as respostas.
Também começámos a construir um mobile com corações.








Na Biblioteca Escolar da EB1/JI de São Domingos, os alunos da professora Ludovina no Apoio ao Estudo também começaram a fazer um mobile com corações.
O material utilizado foi: cartão das embalagens de leite, papel de seda e cola branca.