Momento para recordarmos o poema "Procissão" de António Lopes Ribeiro cantado/declamado por João Villaret.
Este blogue constitui um espaço de partilha e de divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional de Leitura (PNL) nos estabelecimentos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano de Santarém.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
Tertúlia com José Eduardo Agualusa - 23 de março
Em articulação, a BE do 1º ciclo e o Jardim de Infância da Quinta da Anacoreta organizaram um Encontro com o escritor José Eduardo Agualusa.
Assim, hoje, dia 23, José Eduardo Agualusa foi acolhido carinhosamente pelas crianças deste Jardim.
Após conversa com o escritor, foi o momento de pedir um autógrafo no livro que já conheciam: A girafa que comia estrelas.
Não faltou uma surpresa: um bolo com uma girafa que comia estrelas.
Assim, hoje, dia 23, José Eduardo Agualusa foi acolhido carinhosamente pelas crianças deste Jardim.
Após conversa com o escritor, foi o momento de pedir um autógrafo no livro que já conheciam: A girafa que comia estrelas.
Não faltou uma surpresa: um bolo com uma girafa que comia estrelas.
21 de março - Dia Mundial da Poesia/Dia Mundial da Árvore
O Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore foram comemorados no dia 21 de março.
Na BE fizeram-se acrósticos a partir da palavra ÁRVORE e construíram-se árvores com aproveitamento de material.
Na BE fizeram-se acrósticos a partir da palavra ÁRVORE e construíram-se árvores com aproveitamento de material.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Encontro com as Histórias
No passado dia 20 de março na EB1/JI de São Domingos, o "Encontro com as Histórias" teve a presença das escritoras
e Sílvia Alves que partilharam as suas histórias.
Maria de Lourdes Soares
e Sílvia Alves que partilharam as suas histórias.
Ao longo do dia, o Encontro com as Histórias também foi proporcionado
pelas Animadoras Filipa e Marina da Ludoteca
pela Sofia da Livraria Aqui Há Gato e pela Assistente Operacional Ana Paula.
Não faltou um bolo alusivo às histórias feito pela Assistente Operacional Isabel com a ajuda da sua colega Gabriela.
Semana da Leitura - EB1/JI Vale de Santarém
Semana da Leitura - JI da Quinta da Anacoreta
O dia 8 de março, quarta-feira, foi o dia escolhido para o
desenvolvimento de atividades no âmbito da temática "Cooperação entre
Gerações", integrado na Semana da Leitura.
Assim ao longo da manhã foram vários os momentos de partilha com avós: Histórias, Brinquedos e Doces.
Não faltou, também, o Momento do Chá para os avós.
Enquanto bebiam o seu chá, puderam recordar, pelo visionamento de um PowerPoint, os seus tempos de escola: mobiliário, livros e materiais.
Ainda durante o Chá, foi distribuído um Certificado aos avós, uma forma de presentear a sua amável colaboração.
À tarde, a Hora do Conto foi dinamizada pelos alunos da Turma 3 do 2º ano do Prof. Montez da EB1/JI de São Domingos, que se deslocaram a este Jardim.
domingo, 18 de março de 2012
Semana da Leitura - EB1/JI de São Domingos
O dia 7 de março, quarta-feira, foi o dia escolhido para o desenvolvimento de atividades no âmbito da temática "Cooperação entre Gerações", integrado na Semana da Leitura.
Seguiu-se a Hora do Conto dinamizada por algumas mães...
e Ateliers dinamizados por pais, avó e assistente operacional.
Assim, o dia começou com o Momento "Aqui há leitores", seguido de um outro de "Intercâmbio de leituras entre turmas".
e Ateliers dinamizados por pais, avó e assistente operacional.
domingo, 11 de março de 2012
Semana da Leitura - Fontaínhas
Na passada segunda-feira, dia 5 de março, deu-se início às comemorações da Semana da Leitura.
Na EB1/JI das Fontaínhas foram dinamizados, pelos familiares dos alunos, três Espaços:
- Histórias dos Avós
- Brinquedos dos Avós
- Doces das Avós
Os alunos circularam pelos três Espaços e partilharam as recordações e vivências dos mais idosos.
À tarde foram construídos marcadores para os livros .
Por fim, o lanche foi com os doces feitos durante a manhã...Hum...estavam deliciosos.
Na EB1/JI das Fontaínhas foram dinamizados, pelos familiares dos alunos, três Espaços:
- Histórias dos Avós
- Brinquedos dos Avós
- Doces das Avós
Os alunos circularam pelos três Espaços e partilharam as recordações e vivências dos mais idosos.
À tarde foram construídos marcadores para os livros .
Por fim, o lanche foi com os doces feitos durante a manhã...Hum...estavam deliciosos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)