quarta-feira, 13 de junho de 2012

TOP LEITOR 4º ANO


A Miriam Carvalho, aluna da professora Ondina Nunes, foi a vencedora do concurso TOP LEITOR ao nível do 4º ano de escolaridade.

Como prémio recebeu o livro A Feiticeira do Bosque e o Professor de Botânica da autoria de Sílvia Alves e com ilustrações de Simão Vieira.
Parabéns, Miriam!
A Equipa da BE faz votos para que continues a ser uma excelente leitora.

TOP LEITOR 3º ANO


A Francisca Lázaro, aluna da professora Paula Santos, foi a vencedora do concurso TOP LEITOR ao nível do 3º ano de escolaridade.

Como prémio recebeu o livro Valéria e a Vida da autoria de Sidónio Muralha e com ilustrações de Inês de Oliveira.
Parabéns, Francisca!
A Equipa da BE faz votos para que continues a ser uma excelente leitora.

TOP LEITOR 2º ANO


A Carlota Rodrigues, aluna do professor Joaquim Montez, foi a vencedora do concurso TOP LEITOR ao nível do 2º ano de escolaridade.

Como prémio recebeu o livro O menino que não gostava de ler da autoria de Susanna Tamaro e com ilustrações de Ute Krause.
Parabéns, Carlota!
A Equipa da BE faz votos para que continues a ser uma excelente leitora.

TOP LEITOR - 1º ANO


O Tomás David, aluno da professora Ludovina Trincão, foi o vencedor do concurso TOP LEITOR ao nível do 1º ano de escolaridade.

Como prémio recebeu o livro O dia em que o meu bairro ficou de pantanas da autoria de Rosário Alçada Araújo e com ilustrações de Afonso Cruz.

Parabéns, Tomás!

A Equipa da BE faz votos para que continues a ser um excelente leitor.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

História "O Nadadorzinho"

No contexto de estágio na sala 2 do Jardim-de-Infância do Choupal, as alunas Andreia Damas e Joana Mira do mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizaram algumas atividades que surgiram com base no livro "O Nadadorzinho". A motivação a esta temática dos animais do mar emergiu devido ao interesse manifestado pelo grupo de crianças após a morte do "Bolinhas", um dos peixes de estimação da sala 2.

O livro "O Nadadorzinho":


1ª fase: Divisão do grupo em dois pequenos grupos de trabalho para a apresentação das imagens da história (sem a leitura do texto).


               2ª Fase: As crianças produziram uma história original a partir da leitura das imagens:





3ª Fase: Preparação para a apresentação da dramatização das histórias produzidas pelos dois grupos de trabalho. Pinturas faciais e pintura dos cenários. As crianças escolheram o tema "noite" e "dia" na pintura dos cenários por ser mais genérico, tendo em conta que os mesmos seriam utilizados na nova área de "Espetáculos"criada no J.I. Choupal para apresentação de diversas atividades.



4ª Fase: Dramatização das histórias produzidas pelos dois grupos de trabalho:




Atividades transversais à leitura e à escrita: a Matemática.

Agrupando peixes por critérios de tamanhos e cores



Desenhando padrões



Construíndo padrões com recurso a figuras



Na avaliação final as crianças manifestaram a sua opinião de forma muito positiva em relação às histórias construídas tendo referido que as dramatizações foram bastante divertidas.