domingo, 19 de maio de 2013

Dia Internacional da Família

A BE da EB de São Domingos, em articulação com o JI da Quinta da Anacoreta celebrou o Dia Internacional da Família num dia de convívio com os pais e avós das crianças deste Jardim.


sábado, 18 de maio de 2013

A primavera chegou...e a poesia despertou...

"Primavera" foi o poema escolhido pela estagiária Vânia Jesus para trabalhar a temática primavera com os alunos das Turmas 2 e 4 da EB de Vale de Estacas.



sábado, 11 de maio de 2013

Dia Internacional da Família

No dia 15 de maio comemora-se o Dia Internacional da Família, pelo que o JI da Quinta da Anacoreta organizou, em articulação com a BE de São Domingos, um conjunto de atividades com as quais se pretende proporcionar um dia de convívio entre pais e filhos e de socialização entre famílias.


A girafa que comia estrelas


A girafa que comia estrelas, da autoria de José Eduardo Agualusa, foi a história contada pela estagiária Vânia Jesus aos alunos das Turmas 2 e 4 da EB de Vale de Estacas. Posteriormente, a história foi trabalhada em várias vertentes, entre elas a expressão plástica, tendo resultado nestes bonitos trabalhos.


sábado, 4 de maio de 2013

Histórias e Desenhos

Alguns alunos do 1º ano da professora Ana Sousa estiveram na BE, onde escolheram um livro, viram, leram e ouviram a história.
De seguida, com lápis de cor e aguarelas, fizeram um desenho alusivo ao livro escolhido.

A Joana escolheu o livro Mais uma ovelha?

A Irina optou pelo livro Vamos à caça do urso.
  O livro da Nicoleta foi A festa de anos do Tomás.

A Beatriz escolheu o livro Pedro e a Festa na Lua.

A escolha do João recaiu sobre o livro Clara é uma pintinha amarela.

O livro escolhido pelo André foi O que estás a fazer, Simão?

O Rui escolheu o livro Bom dia, Simão!
  O livro escolhido pelo Pedro foi Pedro perdeu o coelhinho.

A escolha da Catarina recaiu sobre o livro Surpresa! Surpresa!

 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Convite para o Salão do Livro de Genebra

Da autora portuguesa Dulce Rodrigues recebemos este simpático convite que aqui vos deixamos. Fazemos votos para que continue a sua carreira de sucesso. Muitos parabéns!

 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Tubarão na Banheira

Hoje, os alunos do 2º ano, da professora Carmen Ferreira, da EB1 de Salvador, ouviram a história O Tubarão na Banheira contada pelo próprio autor David Machado.


 

A seguir, construíram um marcador para o livro: de um lado tinha uma imagem do livro e do outro deram largas à sua imaginação não esquecendo a história que tinham ouvido.

 



quarta-feira, 10 de abril de 2013

Semana da Leitura - EB1/JI de São Domingos

Na Escola de EB1/JI de São Domingos comemorou-se a Semana da Leitura com diversas atividades ao longo da semana de 11 a 15 de março, como se pode ver pelo Programa.

 
Semana da Leitura from risoletamontez

Contudo, o encontro com a leitura, com a escrita e com o mar  foi dinamizado ao longo de todo o segundo período que resultou em inúmeros trabalhos que estiveram em exposição durante a Semana da Leitura.


O ambiente festivo em redor do livro e da leitura foi vivido com várias atividades ao longo da semana: 
- Dinamização da Hora do Conto Devagar, se vê longe... da autoria da Ana Paula Fernandes, aluna do 3º ano da Educação Básica do 1º ciclo.
- Construção e  distribuição de marcadores de livros em formato de peixe.
- Dinamização do "Momento de Leitura" no pátio da escola.


O dia 13 de março foi o escolhido para Mergulhar nas Palavras, pelo que o entusiasmo foi grande durante as várias atividades:

- Construção de um Mural, pelos alunos, com as suas ideias, pensamentos e conhecimentos relativos aos livros e às leituras feitas.


 - Dinamização da Hora do Conto O Rap do Mar, da autoria de Lurdes Breda, pelas Animadoras da Ludoteca.




- Dinamização da Hora do Conto Ungali, da autoria de Elsa Serra, pelas Animadoras da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.


- Tertúlia com Daniela Rodrigues do Rosário, autora do livro A Borboleta Zulmira. 



- Tarde cultural  
 

SEMANA DA LEITURA NA EB1 VALE DE ESTACAS



Resumindo: foi uma semana muito fixe!

Semana da Leitura - JI da Quinta da Anacoreta

No JI da Quinta da Anacoreta comemorou-se a Semana da Leitura com várias atividades:
- Dinamização de várias Horas do Conto a partir de livros alusivos ao Mar e aos Animais Marinhos: Viva o Peixinho, A Menina do Mar, O Senhor Cavalo-Marinho e A Tartaruga Redondinha.
- Reprodução plástica das histórias ouvidas.