domingo, 8 de março de 2015

Programa da Semana da Leitura


Semana da Leitura


Valéria e a Vida de Sidónio Muralha

   A professora Fátima levou os seus alunos à biblioteca para uma sessão de Amostras para Ler+
  A professora bibliotecária aproveitou o momento para  ler a história Valéria e a Vida de Sidónio Muralha.  À semelhança de Valéria, também os alunos quiserem escrever  uma  mensagem de alerta sobre a preservação do meio ambiente. As mensagens foram colocadas dentro dos envelopes por eles construídos e, em seguida,  afixados na árvore do painel da BE. 







A História de Erika de Ruth Vander Zee

     Os alunos da turma 5 foram à biblioteca para uma sessão de Amostras para Ler+. Na sequência da mesma, a professora bibliotecária leu para todos o livro A História de Erika. Em seguida, convidou os alunos a construírem a sua estrela  e a escreverem na mesma os valores que consideram mais importantes.
     O resultado final ficou bem visível no painel da BE. 






Vamos Contar um Segredo...

     Os alunos do 1º ano, da turma 1, construíram o seu "quadro dos segredos", após a dinamização do conto de António Torrado "Vamos Contar um Segredo..." feita pela professora bibliotecária.
    Os alunos pintaram as flores do seu quadro e deixaram bem guardados os seus segredos dentro de um envelope que, por sua vez, foi colocado  dentro da porta.


António Torrado na EB de S. Domingos

       No passado dia 26 de fevereiro a EB de S. Domingos teve a honra de receber o escritor António Torrado. Os alunos do 4º ano, da turma 5, dramatizaram a peça "A Raposa e o Corvo" incluída na obra do autor Teatro às Três Pancadas. Eis algumas fotos ilustrativas do momento.







     Para receber o escritor, os alunos do  Pré-Escolar e os alunos do 1º ciclo, turmas 1 e 2,  realizaram alguns trabalhos  dos quais deixamos, aqui, o testemunho. 





domingo, 22 de fevereiro de 2015

Aluna Vencedora do Concurso "Faça lá um Poema"

Os poemas que representarão o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, no Concurso "Faça lá um Poema", já foram enviados para o Plano Nacional de Leitura (PNL).
Aguarda-se a decisão do júri, cinco elementos designados pelo CCB e pelo PNL.

Para representar o 1º Ciclo foi selecionado o poema da aluna Cidália Sofia Encarnação Vilhena, do 3º ano da Escola Básica de São Domingos.

PARABÉNS, Cidália!!





À conversa com António Torrado

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Autores das Salas


      Ana Maria Magalhães foi a autora escolhida, pelos  alunos do 1º ano da turma  da professora Sandra, para nomear a sua sala de aula. Ao longo do 2º período têm lido muitas das suas histórias e realizado alguns trabalhos sobre as mesmas. O cantinho da sua autora preferida está a ficar muito colorido e criativo. Ora vejam...







Vamos Contar um Segredo...

         No dia 4 de fevereiro os  meninos do JI de S. Domingos receberam, com entusiasmo, a visita da professora bibliotecária que apareceu de surpresa para uma sessão de dinamização da leitura.  Vamos Contar um Segredo... foi o mote que serviu para que todos ficassem atentos e curiosos. 
         Eis algumas das imagens que registaram o momento.