quarta-feira, 4 de janeiro de 2017


              Durante o primeiro período, para os alunos dos terceiro e quarto anos, à hora do almoço a biblioteca realizou sessões de escrita criativa que visam desenvolver capacidades de escrita nos alunos.

              Tendo como ponto de partida as histórias tradicionais que conheciam foram desafiadas a escrever uma história original, bizarra e muito imaginativa.

               Os resultados foram muito positivos!
 


 

            "Como eu vejo o meu professor” foi o tema para o Dia do Professor.

              Os alunos observaram e desenharam os seus professores e escreveram uma frase sobre eles.

              Resta dizer que são todos muito acarinhados…

              Com os trabalhos realizados foi feita uma pequena exposição na escola, o que foi uma surpresa para os professores que não tinham conhecimento desta iniciativa.
 



 

 

              Decorrente das comemorações do mês das bibliotecas tivemos na nossa escola a Dra. Luísa Cotrim, Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Santarém, que nos veio falar da história do livro. Para isso fez-se acompanhar de alguns exemplares raros, de pergaminho, com decorações de ouro e alguns comidos pelos bichos…

             Ficámos a saber que a cola e fita cola são inimigos dos livros e que os morcegos são grandes aliados porque comem os bichos que comem os livros! Sabiam que a Biblioteca Municipal tem uma colónia de morcegos? Pois, nós também não!

            Foi tão  interessante e agradável que ficou agendada uma visita à Biblioteca Municipal para conhecermos no local todos os livros e salas de que a Dra. Luísa nos falou.

          Muito obrigada!
 
 
 

 

           Este ano o tema escolhido pela Internacional Association of School Librarianship para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares foi “Aprende a descodificar o teu mundo”

             Na nossa escola descodificamos as bolachinhas com mensagem dentro sobre livros e escritores conhecidos. Desta forma também articulámos com o Dia da Alimentação que se celebra no mesmo mês.

              Para além desta atividade a professora bibliotecária dinamizou várias sessões de leitura.

 
 
 
 


 
            Mais uma vez o mês de outubro foi o mês para os mais pequenos conhecerem a Biblioteca.
             A Professora Bibliotecária mostrou e explicou aos alunos do Pré-escolar e 1º ano os espaços e  as regras de funcionamento da Biblioteca.



             Depois de explorarem os diferentes espaços da biblioteca, de forma orientada, foram explicadas as regras de funcionamento da mesma. Os alunos tiveram direito a um desdobrável para entregar aos paizinhos e a um separador de livros “porque devemos cuidar dos nossos amigos livros”, como dizia um dos mais pequeninos.

 

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Estas foram as atividades realizadas durante o terceiro período.
Desejo a toda a comunidade escolar umas boas e merecidas férias!
Até setembro!








quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estamos de Volta!

Por motivos técnicos ainda não tinha sido possível, este ano, fazer publicações no blogue.
Por esse motivo as nossas mais sinceras desculpas!
Ficam os boletins informativos do 2º e 3º período, para que possam ter conhecimento do eu se foi fazendo por aqui, e a promessa que continuaremos!

A Professora Bibliotecária

 


 

 

 

 

 

 




quinta-feira, 21 de maio de 2015

LER É DIVERTIDO

      O João Pedro convidou os seus amigos, da turma 3, para lhes contar uma história.O encontro foi na biblioteca. Com a ajuda dos seus amigos, das suas professora e da professora bibliotecária, o João, surpreendeu a todos com a leitura da história "Ler é Divertido". E não é que foi mesmo divertido?
Obrigada João pelo belo momento que nos proporcionaste.
Aqui ficam algumas fotografias que registaram o momento.





segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cartaz do Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor


        Para comemorar o Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor a BE lançou um concurso de elaboração de um cartaz sobre esta temática. O 1º lugar foi atribuído à aluna Beatriz Alexandre Guedes que construiu este cartaz. Os cartazes de todos os concorrentes estão expostos na EB Alexandre Herculano.  
           Parabéns Beatriz. 




Aluna Vencedora

Leonor Serrão Martins

Parabéns Leonor e continuação de boas leituras!