sexta-feira, 10 de maio de 2019

Dia mundial do livro e dos direitos de autor

No dia 23 de abril, comemorou-se o "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".
Nesse dia, a Biblioteca expôs os novos livros, que rapidamente foram requisitados por alunos e professores.
Alguns foram adquiridos pela escola, privilegiando autores portugueses e livros do Plano Nacional de Leitura. Há poesia, histórias para reforçar os afetos, histórias para estimular a cidadania...


Livros adquiridos pela B.E. 
 
 
...  livros com poemas ou histórias escritas por autores em idade escolar, publicados pela Ajudaris, fundação que presta auxílio humanitário. 


Livros da Ajudaris, oferecidos pela Câmara Municipal.
 

Como os livros têm um papel importante na vida das nossas crianças, desde tenra idade, os alunos da turma 3 (2.º ano),  decidiram registar o que pensam sobre os livros.  
 
 
  




 

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Dia da Internet + Segura



             No dia 5 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet + Segura.
             A Biblioteca Escolar realizou uma atividade de sensibilização com algumas turmas: mostrou um pequeno vídeo sobre o perigo de estar sempre on-line. De seguida, os alunos, em grupos, dramatizaram situações da vida corrente que evidenciassem a importância de não substituir as atividades em grupo, pela Internet.



                   Como sempre, foram uns verdadeiros artistas.

Um presente diferente


Há presentes que nos enchem de alegria! E há presentes que nos deixam dececionados! Mas, por vezes, um presente bem simples pode tornar-se muito divertido.


                                                             Turma 3

É o que acontece na história "Um presente diferente" que a Ana contou às turmas de 1.º e 2.º ano, no âmbito do Clube das Artes, e os levou a usar a imaginação e criar novos objetos para os personagens passarem momentos divertidos em conjunto.



Turma 1


Turma 2

A história era tão DELICIOSA que até a professora participou na atividade.


Professora da Turma 2

segunda-feira, 25 de março de 2019

O Carnaval

O Carnaval comemora-se sempre com grande entusiasmo na nossa escola!
A B. E. propôs aos alunos que realizassem trabalhos de Expressão Plástica alusivos ao tema e enfeitou o átrio de entrada da escola com esses trabalhos e com alguns dos trabalhos realizadas nas turmas.


 O placard ficou bem colorido!

Concurso de desenho

A B. E. (Biblioteca Escolar) promoveu um Concurso de desenho para os alunos de 1.º e 2.º ano, nos meses de novembro/dezembro. Foram dados dois temas à escolha: "O Natal" e "A Amizade".



        Cartaz com os trabalhos premiados

Os alunos com os melhores desenhos em cada tema e em cada ano receberam uma recordação (um marcador de livros com a imagem do seu desenho), em cerimónia presidida pela Srª Coordenadora de Estabelecimento e pelas professoras bibliotecárias.

 "A Amizade" - Mafalda Faia (2.º ano=

  

                                                   "A Amizade" - Iris Fidalgo (1.º ano)

                                                       
                                                     "O Natal" - Tiago Ribeiro (1.º ano)


                                                       "O Natal" - Simão Piedade (2.º ano)


                                               Unidade de multideficiência  - "O Natal"







            

TOP LEITOR



Os alunos da nossa escola gostam de ler.
Podemos comprová-lo pela assiduidade com que requisitam livros na Biblioteca Escolar. Uns preferem histórias, outros poesia, lenga-lengas, adivinhas, provérbios, ou ainda banda desenhada ou livros sobre História ou Ciências da Natureza.
No primeiro período deste ano letivo (2018/19), foram estes os alunos que mais livros requisitaram.
PARABÉNS!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A B.E. na Feira de Outono

A nossa escola realizou mais uma Feira de Outono. A Biblioteca participou com um livrinho de receitas. 
(capa do livro)

Essas receitas foram cedidas pelas mães dos alunos, em complemento dos pratos (receitas tradicionais das suas regiões/ países de origem) que confecionaram, para saborearmos no último dia  da Semana da Interculturalidade. Depois foram compiladas pelos alunos, na Biblioteca.


Os pratos salgados e doces eram deliciosos - do Brasil, à Moldávia, passando por Portugal, Espanha, Marrocos, Índia....


Este projeto foi acolhido e realizado pelos alunos com grande entusiasmo. Permitiu pôr em prática a Flexibilidade Curricular, ao articular diversas áreas de saber, ao mesmo tempo que proporcionou a fortificação de laços interculturais.





Um Natal cheio de afetos

                              
Na E.B./ J.I. de São Domingos o Natal prepara-se com grande empenho. A Biblioteca quis reforçar o espírito de AMOR e FRATERNIDADE  vividos nesta época. Assim, propôs aos alunos que enfeitassem a Árvore de Natal com bolas de natal especiais.
 (bola elaborada por aluna de 4.º ano)
                                               (bola elaborada por aluna de 2.º ano)

Cada bolinha contém um desejo que o aluno/a formulou para si, a sua família, o mundo... E assim cresceu esta árvore rica de afetos.


(Painel natalício da BE de São Domingos)

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal.






terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Propostas de leitura

No passado mês de novembro, as 2 turmas de 4.º ano da E.B. / J. I. de São Domingos, em colaboração com a Biblioteca Escolar, trabalharam a obra " Quero crescer! " de Luísa Ducla Soares. 


Capa do livro

Depois, foi-lhes proposto que elaborassem cartazes, a pares, de forma a divulgar a obra e a autora e a suscitar a curiosidade de leitura da mesma, aos colegas mais novos (3.º ano). As produções foram afixadas em diversos locais da escola. Aqui estão alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos.





Estão todos de parabéns, pela forma como aderiram à atividade, interiorizaram a história e se empenharam na tarefa proposta. 










quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Mês das Bibliotecas Escolares

 
 
Construção do painel, pelos alunos
 
Na E.B. / J.I. de São Domingos comemorámos o Mês das Bibliotecas Escolares (outubro) com diversas atividades: audição de histórias (J.I.) pelo grupo Contos em Debandada, início da requisição de livros para leitura domiciliária, e construção de um painel com a participação de todos ao alunos e grupos de J. I., respondendo ao desafio da Rede de Bibliotecas Escolares "Por que gosto da B. E.".

 
Painel exposto na entrada da escola