segunda-feira, 25 de março de 2019

O Carnaval

O Carnaval comemora-se sempre com grande entusiasmo na nossa escola!
A B. E. propôs aos alunos que realizassem trabalhos de Expressão Plástica alusivos ao tema e enfeitou o átrio de entrada da escola com esses trabalhos e com alguns dos trabalhos realizadas nas turmas.


 O placard ficou bem colorido!

Concurso de desenho

A B. E. (Biblioteca Escolar) promoveu um Concurso de desenho para os alunos de 1.º e 2.º ano, nos meses de novembro/dezembro. Foram dados dois temas à escolha: "O Natal" e "A Amizade".



        Cartaz com os trabalhos premiados

Os alunos com os melhores desenhos em cada tema e em cada ano receberam uma recordação (um marcador de livros com a imagem do seu desenho), em cerimónia presidida pela Srª Coordenadora de Estabelecimento e pelas professoras bibliotecárias.

 "A Amizade" - Mafalda Faia (2.º ano=

  

                                                   "A Amizade" - Iris Fidalgo (1.º ano)

                                                       
                                                     "O Natal" - Tiago Ribeiro (1.º ano)


                                                       "O Natal" - Simão Piedade (2.º ano)


                                               Unidade de multideficiência  - "O Natal"







            

TOP LEITOR



Os alunos da nossa escola gostam de ler.
Podemos comprová-lo pela assiduidade com que requisitam livros na Biblioteca Escolar. Uns preferem histórias, outros poesia, lenga-lengas, adivinhas, provérbios, ou ainda banda desenhada ou livros sobre História ou Ciências da Natureza.
No primeiro período deste ano letivo (2018/19), foram estes os alunos que mais livros requisitaram.
PARABÉNS!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A B.E. na Feira de Outono

A nossa escola realizou mais uma Feira de Outono. A Biblioteca participou com um livrinho de receitas. 
(capa do livro)

Essas receitas foram cedidas pelas mães dos alunos, em complemento dos pratos (receitas tradicionais das suas regiões/ países de origem) que confecionaram, para saborearmos no último dia  da Semana da Interculturalidade. Depois foram compiladas pelos alunos, na Biblioteca.


Os pratos salgados e doces eram deliciosos - do Brasil, à Moldávia, passando por Portugal, Espanha, Marrocos, Índia....


Este projeto foi acolhido e realizado pelos alunos com grande entusiasmo. Permitiu pôr em prática a Flexibilidade Curricular, ao articular diversas áreas de saber, ao mesmo tempo que proporcionou a fortificação de laços interculturais.





Um Natal cheio de afetos

                              
Na E.B./ J.I. de São Domingos o Natal prepara-se com grande empenho. A Biblioteca quis reforçar o espírito de AMOR e FRATERNIDADE  vividos nesta época. Assim, propôs aos alunos que enfeitassem a Árvore de Natal com bolas de natal especiais.
 (bola elaborada por aluna de 4.º ano)
                                               (bola elaborada por aluna de 2.º ano)

Cada bolinha contém um desejo que o aluno/a formulou para si, a sua família, o mundo... E assim cresceu esta árvore rica de afetos.


(Painel natalício da BE de São Domingos)

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal.






terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Propostas de leitura

No passado mês de novembro, as 2 turmas de 4.º ano da E.B. / J. I. de São Domingos, em colaboração com a Biblioteca Escolar, trabalharam a obra " Quero crescer! " de Luísa Ducla Soares. 


Capa do livro

Depois, foi-lhes proposto que elaborassem cartazes, a pares, de forma a divulgar a obra e a autora e a suscitar a curiosidade de leitura da mesma, aos colegas mais novos (3.º ano). As produções foram afixadas em diversos locais da escola. Aqui estão alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos.





Estão todos de parabéns, pela forma como aderiram à atividade, interiorizaram a história e se empenharam na tarefa proposta. 










quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Mês das Bibliotecas Escolares

 
 
Construção do painel, pelos alunos
 
Na E.B. / J.I. de São Domingos comemorámos o Mês das Bibliotecas Escolares (outubro) com diversas atividades: audição de histórias (J.I.) pelo grupo Contos em Debandada, início da requisição de livros para leitura domiciliária, e construção de um painel com a participação de todos ao alunos e grupos de J. I., respondendo ao desafio da Rede de Bibliotecas Escolares "Por que gosto da B. E.".

 
Painel exposto na entrada da escola

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Contos em debandada

No dia 30 de outubro, na comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares, os alunos do J. I. de São Domingos vieram à Biblioteca ouvir histórias contadas pelo grupo "Contos em debandada",

sábado, 6 de janeiro de 2018

Beatriz, a árvore feliz




A escritora Carmen Zita Ferreira vem na primavera visitar a nossa escola e apresentar  este seu livro.

Na página da Wook pode ler-se a seguinte sinopse:

Este livro narra a história de vida de uma bolota - chamada Beatriz - que se soltou do ramo onde tinha nascido, para que, caindo na terra, pudesse crescer, ganhar folhas, ramos, cortiça e bolotas suas. Mas não foi exatamente assim que aconteceu. Beatriz caiu entre a berma da estrada e o começo da terra negra. Foi preciso chover muito para que fosse arrastada até um pequeno pedaço de terra. Foi preciso que daí uma família a levasse para casa e a plantasse num vaso vazio da varanda. Foi preciso que, na altura em que as raízes se tornaram grandes demais para o vaso em que vivia, fosse conduzida até um terreno onde apenas viviam alguns arbustos e sete pinheiros adultos e, mesmo aí, tivesse de suportar uma violenta tempestade.

Só depois de tantas tribulações e tanta resistência, Beatriz Sobreiro, a quem todos chamam Beatriz, a árvore feliz, continuou a crescer, tornando-se numa forte e preciosa árvore. Hoje, ainda não é velhinha, ainda não produz bolotas, nem cortiça, mas já oferece os seus elegantes ramos aos pássaros todas as primaveras, para lá fazerem os seus ninhos e já recebe, com fresca e sublime sombra, todos os seres vivos que dela se queiram abeirar. Não é esta história de vida tão comum a tantas vidas?

Boletim Informativo


A maior flor do mundo




Na página da wook pode-se a seguinte sinopse:

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"



Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

>

segunda-feira, 13 de março de 2017

          A semana da leitura procura iniciativas que visem a celebração e incentivação da leitura, de forma autónoma e livre, a pares, em família  ou com a população em geral.
          Este ano, no nosso Agrupamento, estas atividades decorrerão essencialmente  de 16 a 23 de março. Na nossa escola, mais especificamente, prolongar-se-ão até ao dia 30, altura em que encerraremos com o encontro com a autora Danuta Wojciechowska.
          Eis os cartazes das atividades que se irão desenvolver.
          Participem pois "Ler é um Prazer"!



quinta-feira, 9 de março de 2017

O dia 08 de Março é o Dia Internacional da Mulher.
Para homenagear as mulheres extraordinárias que fazem da nossa escola uma boa escola, a biblioteca prestou-lhes uma pequena homenagem.
Obrigada por tudo!


O Dia de São Valentim não passou despercebido na nossa escola!
Viva a Amizade e o Amor!

 
 
 
No nosso Agrupamento estamos a desenvolver o projeto: "Leituras que Unem".
Este projeto tem como princípio a promover a descoberta  do hábito de ler  como fonte de desenvolvimento pessoal e coletivo, cruzando  a leitura com diversas áreas do saber.
Na nossa escola estão envolvidas neste projeto os grupos de pré-escolar com a obra: Momoko", as turmas de 2º ano, com o livro: "A cerejeira da Lua" e  as turmas do 3º ano, com a obra: "O mercador de coisa nenhuma".
Ao longo destes dois períodos temos vindo a desenvolver várias atividades cujos trabalhos finais resultarão numa exposição de final de ano, na sede do Agrupamento.
Aqui ficam o desenrolar de alguns dos trabalhos em desenvolvimento e a promessa de continuarmos a publicar os desenvolvimentos...

 
Os alunos do 2º ano decorando as suas luas.
 
As cotovias do imperador em liberdade...
 
... e dentro da gaiola!
 
 

Nas turmas do 3º ano dão-se início aos teares...
... e já há trabalho feito!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

No passado dia 07 comemorou-se o Dia da Internet Segura.
Aqui na escola também celebrámos esse dia, com formações  junto dos alunos sobre comportamentos seguros na utilização dessa ferramenta, com a ajuda da SeguraNET.
Os alunos mostraram-se interessados e  participativos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Quando somos pequeninos o que mais queremos é crescer! E estamos sempre à espera de qualquer coisa! Foi esse o mote para a sessão de dinamização, nas  turmas 1 e 2, do 1º ano. com o livro de David Cali e Serge Bloch, "Eu espero...".

No final da história também os aluno disseram o que esperavam, ilustraram e um novo livro nasceu!

Eu espero que eles sejam muito felizes!!!

Ao longo do segundo período realiza-se, na biblioteca, a oficina da ilustração.
 
Este projeto, que conta com o apoio da Professora Rosel, colaboradora na biblioteca dois dias por semana, tem como objetivo ilustrar com as crianças algumas das obras das metas para o 1º Ciclo.
Desta forma pretende-se que os alunos percebam que a ilustração é mais do que um simples desenho pintado, podendo ser um boneco 3D, a utilização de materiais reciclados ou aquilo que a imaginação nos permitir.
 
Eis alguns dos exemplos já criados para a obra de Sidónio Muralha: "Bichos, bichinhos e bicharocos".

 

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

                Ontem, na sequência da celebração do Dia do Leitor que se comemorou no passado dia 07, entregámos o Certificado de Leitor, à nossa melhor leitora do 1º período, a aluna Beatriz Hemei, do 3º ano, Turma 6.
                Parabéns Beatriz! Continua!