quinta-feira, 24 de maio de 2012

História "O Nadadorzinho"

No contexto de estágio na sala 2 do Jardim-de-Infância do Choupal, as alunas Andreia Damas e Joana Mira do mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Santarém, dinamizaram algumas atividades que surgiram com base no livro "O Nadadorzinho". A motivação a esta temática dos animais do mar emergiu devido ao interesse manifestado pelo grupo de crianças após a morte do "Bolinhas", um dos peixes de estimação da sala 2.

O livro "O Nadadorzinho":


1ª fase: Divisão do grupo em dois pequenos grupos de trabalho para a apresentação das imagens da história (sem a leitura do texto).


               2ª Fase: As crianças produziram uma história original a partir da leitura das imagens:





3ª Fase: Preparação para a apresentação da dramatização das histórias produzidas pelos dois grupos de trabalho. Pinturas faciais e pintura dos cenários. As crianças escolheram o tema "noite" e "dia" na pintura dos cenários por ser mais genérico, tendo em conta que os mesmos seriam utilizados na nova área de "Espetáculos"criada no J.I. Choupal para apresentação de diversas atividades.



4ª Fase: Dramatização das histórias produzidas pelos dois grupos de trabalho:




Atividades transversais à leitura e à escrita: a Matemática.

Agrupando peixes por critérios de tamanhos e cores



Desenhando padrões



Construíndo padrões com recurso a figuras



Na avaliação final as crianças manifestaram a sua opinião de forma muito positiva em relação às histórias construídas tendo referido que as dramatizações foram bastante divertidas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário